Invenção promete reutilizar 90% da água do banho

Designer húngaro, Alberto Vasquez, inventa plataforma para coleta de água cinza do banho.

Alberto_Vasques_1

Em tempos de escassez de água, principalmente na Região Sudeste do Brasil, muitas pessoas se mobilizaram para economizar este bem tão precioso e vital.

A população passou a dar mais importância para algo que parecia que nunca faltaria, se há um aspecto positivo neste fato, são as ações desenvolvidas para a preservação da água.

A criatividade para economizar e reutilizar água foi demonstrada diversas vezes nos programas de TV e na internet, mesmo que ás vezes de forma improvisada e com baixo aproveitamento.

Existe uma certa dificuldade para a captação da água do banho, que mesmo quando curto, gasta precisos litros de água que vão embora pelo o ralo – cerca de 45 litros em 5 minutos.

Diante deste cenário, uma invenção chama a atenção pela sua simplicidade, brilhantismo e eficiência. O designer Alberto Vasquez, filho de pai húngaro e mãe colombiana, se inspirou na crise hídrica que presenciou na Colômbia durante sua infância para construir seu invento.



GRIS: A plataforma de banho que armazena água

A invenção é uma plataforma antiderrapante formada por quatro reservatórios conectados, mas independentes, de 10 litros cada, levemente inclinada para o seu centro, de forma a reduzir perdas e aumentar a eficiência de armazenamento.

Alberto_Vasques_2

Uma vez abastecidos, estes reservatórios se transformam em galões de fácil manuseio, cuja água pode ser reutilizada para variadas finalidades, como: dar descargas e na limpeza de calçadas.

Alberto_Vasques_3

O invento ainda não esta no mercado, ainda é um protótipo, mas com amplas possibilidades de ser produzido em larga escala, já que segundo Vasquez, recebe dezenas de e-mails diários de pessoas querendo adquiri-lo. A intenção é de que o produto chegue ao consumidor com o menor preço possível, que deve ficar entre US$ 20 e US$ 40.

Alberto_Vasques_4

O reconhecimento pela criação da GRIS, em 2014, rendeu ao designer dois prêmios internacionais, o A’Design Award e o iF Design Award, bem como uma premiação concedida pelo governo húngaro.

Comentários

comentários