Veja como se forma o granizo

Considerando as fases do ciclo hidrológico ou ciclo da água, o granizo é classificado como uma precipitação, assim como a chuva, contudo o que chama a atenção é o fato de ser uma precipitação em forma sólida. Esta, por sua vez, apresenta pedras cujo tamanho pode variar de 5mm a incríveis 200mm, seu formato é esférico e sua temperatura aproxima-se dos 8 graus célsius negativos.



Outro fato interessante é que sua constituição não é apenas de gelo, as pedras apresentam camadas de gelo e água, agregadas em decorrência dos movimentos de correntes de ar que se elevam ou descem no interior da nuvem.

como_se_forma_o_granizo

Como é  o processo de formação do granizo?

Normalmente o vapor de água que por ser quente, e por isso leve, se eleva na atmosfera até cerca de 1 km , onde se condensa dando origem a nuvens, que por sua vez precipitará em forma de chuva.

Contudo, em dias de intenso calor e evaporação, grandes massas de ar quente, com muito vapor, se elevam na atmosfera, dando origem a imensas nuvens denominadas de cumulonimbus caracterizadas por sua imensa formação vertical que atinge elevadas altitudes, apresentando formato de bigorna. Tais nuvens são temidas em virtude de provocarem tempestades, raios e o granizo.

As nuvens cumulonimbus tem em seu interior correntes de ar que sobem e que descem. Dentro na nuvem, pequenos granizos descem; e novamente se elevam devido ao ar quente, ao se chocarem com outros granizos neste processo vão aumento de tamanho até o momento em seu peso vença a força desta corrente de ar ascendente, provocando assim a precipitação.

nuvem_cumulonimbus

Nuvem cumulonimbus
Autor (a): Mirisa56        Fonte: Wikipedia     Licença: Creative Commons

Para ilustrar o processo que descrevemos selecionamos o vídeo abaixo, realizado pelo site Climatempo.

Danos e prejuízos provocados pelas chuvas de granizo

Dependendo de seu tamanho, os granizos podem provocar sérios danos, como a destruição de telhados e vidros, amassar carros, destruir plantações, causar congestionamentos, danos à rede elétrica dentre outros.

Devido a esta força destruidora é recomendável que as pessoas busquem abrigo em locais seguros, evitem ficar sob árvores e próximos a outdoors, não ficar próximo a torres e linhas de transmissão de energia elétrica.

 

Curiosidade

Visando evitar os males trazidos pelas chuvas de granizo, as nuvens de tempestade podem ser bombardeadas com foguetes contendo iodeto de prata (substância higroscópica), para estimular a precipitação em forma líquida e evitar a formação de granizos.

Comentários

comentários