Como ocorre o efeito estufa.

efeito_estufa

A foto do post mostra várias estufas que são utilizadas para a produção de vegetais. Estas tem a finalidade de protegê-los, além de manter uma temperatura propícia para seu desenvolvimento, assim como ocorre com o efeito estuda da Terra.

Nas últimas décadas, muito tem se falado sobre o efeito estufa, o que se deve sobretudo devido a ação do aquecimento global e das mudanças climáticas. Isto levou muitos a erroneamente crerem que o efeito estufa é maléfico para as pessoas e ao meio ambiente, contudo devemos desfazer este equívoco, já que o efeito estufa é extremamente necessário para a vida na Terra, como veremos a seguir.

A manutenção da temperatura na Terra se deve ao efeito estufa, ao qual também são atribuídas, consequentemente, as condições naturais necessárias para a vida de diversos seres vivos. Fenômeno que assim ocorre:

  • Os raios solares chegam até a Terra, passando pela atmosfera e aquecendo a superfície,
  • Parte do calor recebido é irradiado da Terra para o espaço, contudo parte deste calor é retido devido a atmosfera, fato que evita forte queda de temperatura na face terrestre que não esta recebendo luz solar.

Para melhor esclarecer o fenômeno vamos a um exemplo que bem o explica: o efeito estufa pode ser notado quando um carro fechado é deixado ao Sol; muito do calor provocado pelos raios solares que ultrapassam pelos vidros fica retido no interior do veículo, propiciando altas temperaturas.

E como o efeito estufa se comporta durante a noite?

Como vimos durante o dia a Terra recebe calor do Sol e perde parte deste para o espaço. Durante o período noturno não há ganho de energia, esta é perdida gradualmente, o que pode ser notado por meio das baixas temperaturas apresentadas nas madrugadas.

Desta forma, sem o efeito estufa a energia em forma de calor ganha durante o dia seria toda perdida a noite; e as baixas temperaturas e alta amplitude térmica inviabilizariam a vida de muitos seres vivos em nosso planeta.

Efeito estufa versus aquecimento global

Agora que descobrimos os benefícios do efeito estufa, vocês devem estar se perguntando o porquê de sua associação com o aquecimento global.

Ocorre que o efeito estufa que descrevemos até aqui é um fenômeno natural, sem considerar impactos provocados por intervenções humanas.

Como é notório, muitas atividades como uso de veículos, queimadas, indústrias, lixões, liberam partículas e gases poluidoras na atmosfera. Estes agentes poluidores acarretam como consequência uma maior retenção de calor, ou seja, o efeito estufa que é natural, passa a ser potencializado, passando a provocar o denominado aquecimento global.

Então não confundamos o efeito estufa natural, que é benéfico, com a sua versão maléfica, provocada por ações humanas desmedidas e poluidoras e do ar.

Comentários

comentários