O que é IDH?

o_que_e_idh

Muitos já viram ou ouviram esta sigla nos jornais, revistas, telejornais e nas escolas; mas o que significa e para que serve?

Bem, a sigla significa Índice de Desenvolvimento Humano e serve para avaliar a qualidade de vida em cidades, estados e países e mensurá-la em números para facilitar o seu acompanhamento e comparação em dados estatísticos. Este foi criado pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq, no início da década de 1990 e desde então é utilizado pela ONU através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o qual divulga anualmente as condições sociais e econômicas de seus países-membros.

Este índice varia de 0 (zero) a 1 (um), ou seja, é representado por números decimais, sendo que a proximidade do zero indica uma baixa qualidade de vida e a proximidade do um, alta. O mesmo é ainda classificado em quatro faixas de desenvolvimento social (segundo o Relatório PNUD 2014).

  • Baixo – 0 a 0,549
  • Médio – 0,550 a 0,699
  • Alto – 0,700 e 0,799
  • Muito alto – 0,800 e 1

Agora chegamos a outro ponto, o que se leva em consideração para avaliar a qualidade de vida de um determinado local? Bem, se leva em consideração outros indicadores sociais, a longevidade (expectativa ou esperança de vida), renda per capita e escolaridade. Por meio de um método e uma fórmula o cálculo é realizado e se obtém o referido valor.

Expectativa de vida – é a quantidade de anos em média, que se espera que os indivíduos vivam levando-se em consideração as condições sociais momentâneas do local e época de seu nascimento.

Renda per capita – a expressão per capita vem do latim e significa literalmente por cabeça, o que podemos considerar que seja por pessoa. Nada mais é que a média dos rendimentos auferidos por pessoa em um determinado local e período (ano).

Escolaridade – para avaliar a escolaridade se leva em consideração a taxa de alfabetização de pessoas com quinze anos ou mais e a taxa de matrículas de estudantes nos diferentes níveis de ensino, independente da idade.

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre IDH, que tal dar uma olhada no ranking do IDH 2014, divulgado pelo PNUD.

Comentários

comentários